Background Image

Bauhaus: 100 anos de criação artística

admin 30/05/2019

Você já ouviu falar sobre Bauhaus? A grande comemoração esse ano contará com diversos festivais, exposições e inauguração de museus. Conheça mais sobre os principais fatos que marcaram a história e o que a escola tem de especial.

corpo_bau1.png

Após a Primeira Guerra Mundial, em 1919 a Bauhaus foi fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius, que lançou as principais bases de arquitetura que marcaram o século 20. Ao unir os profissionais de arquitetura, designers, artistas e pintores com uma metodologia de ensino baseada em conhecimentos práticos, os mesmos tinham que realizar estágios em canteiros de obras, cursos de engenharia e desenho técnico.

Somente após três ou quatro anos, os alunos tinham aulas de história inclusa na grade curricular, para não sofrerem influências criativas com padrões do passado.
O professor Bruno Paldovano da USP afirma:


“Ele buscava uma ‘atitude sem escrúpulos, original e elástica com relação aos problemas de nossa geração’. Toda a atenção era dada aos processos industriais e à solução dos problemas sociais oriundos da Revolução Industrial, valorizando a função sobre a forma, tópico central das escolas de belas-artes da época”.

corpo_bau2.png

Assim, três eventos serão organizados em diferentes museus e instituições de arte e design no Japão, na China, na Rússia e no Brasil a partir de março de 2018 – levando a uma exposição histórica na Haus der Kulturen der Welt de Berlim em 2019, o ano do centenário da Bauhaus.
A inauguração dos museus é parte da comemoração. Confira o calendário seguinte:
– “Capítulo I: Correspondence” será presentado no Museu Nacional de Arte Moderna de Kyoto de 4 de agosto a 8 de outubro de 2018.
– “Capítulo II: Designing Life” estará no Museu de Design da China, em Hangzhou, de 8 de abril a 8 de julho de 2018, e no Museu de Arte Contemporânea de Moscou de 11 de setembro a 30 de novembro de 2018.
– “Capítulo III: Learning From” será trazido ao Sesc Pompeia, em São Paulo, de 10 de outubro de 2018 a 10 de janeiro de 2019.
– “Capítulo IV: Undead” estará na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim, entre 15 de março e 10 de junho de 2019.
E para você, qual a importância dos fundamentos de Bauhaus? Queremos saber se de alguma forma influenciou em seus projetos, inspirando para novas criações? Conte para nós nos comentários.
Para conhecer as outras publicações que preparamos no nosso blog não deixe de acessar clicando aqui.
 

Comentários Facebook