Background Image

CASACOR: DECORAÇÃO E ARQUITETURA

admin 05/09/2019

Ainda é tempo para você conferir a agenda e visitar a Mostra CasaCor e ficar por dentro das tendências e novidades do universo criativo.

CO3.jpg

PLANETA CASA

O tema para a edição de 2019 é PLANETA CASA, com o objetivo de levar os profissionais organizadores e os visitantes a refletir sobre suas atitudes e modos de viver. Na nossa casa podemos representar quem somos e a nossa conexão com o universo e o outro. Os três pilares que traduzem o tema nos ambientes são: afeto, tecnologia e sustentabilidade.
“Quando se fala de tecnologia, não estamos nos referindo ao high-tech propriamente dito, mas sim encontrar em elementos simples e até primitivos as ferramentas tecnológicas. Temos visto diversos designers e profissionais do segmento trabalhando com materiais inusitados para alcançar efeitos tecnológicos” afirma Cristina Bava, da Casacor.

CO1.jpg

Conheça mais sobre o PIERG 21

O projeto da RG Arquitetura para o Casacor Rio 2019 explora o uso de áreas externas comuns, em condomínios residenciais ou espaços empresariais, como pontos de lazer e interação social, criando a atmosfera de um estar ao ar livre.
O foco foi na utilização de materiais sustentáveis. O ambiente tem aplicação de vários materiais tecnológicos, em substituição dos tradicionais encontrados na natureza, como madeiras e pedras, diminuindo, desta forma, os impactos da extração desses materiais no meio ambiente.

CO2.jpg

O vidro Master-Soft da Saint-Gobain Glass foi escolhido para estar presente em todo o guarda-corpo do projeto do PIERG 21, uma vez que ele é o material ideal para representar a ideia de personalidade e sofisticação, características que muito se alinham ao projeto do Beach Club. Segundo Rodrigo Barbosa, arquiteto responsável pelo projeto - além do vidro ser uma novidade no mercado, a textura do Master-Soft traduz o movimento presente nas águas da Baia de Guanabara, trazendo assim o mar para dentro do projeto.

Confira a breve entrevista que realizamos com a equipe da RG Arquitetura a respeito do projeto e as expectativas para a mostra:

Atrium: Qual a opinião de vocês sobre a localização do evento? 
RG – Ficamos muito satisfeitos com a escolha da localização do evento, o Casa Cor sempre nos surpreende com a locação. Estar na região portuária, cercado por pontos turísticos como Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e a Praça Mauá, foi um dos motivos que nos levaram a escolha da área externa, além do complemento da vista para Baia de Guanabara. Contemplando a vista e gerando interação entre paisagem interna e externa.


Atrium: Como tem sido o impacto do projeto PIERG 21 para os visitantes? A expectativa que tinham para o evento está alinhada com o feedback do público?

RG – O impacto está sendo muito positivo, estamos sim alcançando a expectativa. Nosso objetivo é focar esse momento na importância do uso e valorização de áreas externas, como os condomínios clubes, ambientes coorporativos, Rooftops residências e de Hotéis, mostrando que é possível criar espaços de interação social e contemplação, aliados a um arquitetura de qualidade e bom gosto. 
 

CO4.jpg



Atrium: Por que apostaram no design do vidro texturizado Master-Soft?

RG – O vidro texturizado Master-Soft, se encaixou perfeitamente em nosso projeto. Além de ser um material de extrema qualidade, beleza estética e durabilidade para área externa. Através do seu desenho foi possível traduzir o movimento das águas da Baia de Guanabara e trazer a paisagem externa para dentro do nosso espaço.

Atrium: Notamos a preocupação e a escolha de materiais com objetivo de reduzir o impacto ambiental. Qual a relação entre os profissionais de arquitetura e essa responsabilidade?

RG – Acreditamos que essa relação entre arquitetura e sustentabilidade está cada vez mais estreita e caminhando junto. Para nós da RG Arquitetura e Design trabalhar de forma sustentável é um dever e obrigação social com nossos projetos e clientes. Sempre buscamos utilizar materiais tecnológicos que reduzem os impactos  ambientais e consumo de materiais naturais, evitamos sempre desperdícios e geração de entulhos em nossas obras. Esse é nosso papel como profissionais e cidadãos que se preocupam com o futuro do nosso planeta.
 

MOSTRA DE ARQUITETURA
 

A mais importante mostra de arquitetura no Brasil e nas Américas, atualmente é a CasaCor. Reunindo profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo, acontece em diversos locais no decorrer no ano. Começando pelo Brasil, depois América Latina e América do Norte.
Confira o que está com programação prevista ainda para este ano:

BRASIL
Rio Grande do Sul - 23/07 a 08/09
Ribeirão Preto - 07/08 a 22/09
Minas Gerais - 03/09 a 13/10
Espírito Santo - 18/09 a 17/11
Brasília - 06/09 a 22/10
Ceará - 12/09 a 22/10
Pernambuco - 14/09 a 03/11
Santa Catarina (Florianópolis) - 15/09 a 27/10 
Rio de Janeiro - 20/08 a 29/09
Bahia – 15/10 a 30/11

AMÉRICA LATINA
Peru - 27/09 a 03/11
Paraguai - 31/10 a 01/12

AMÉRICA DO NORTE
Miami - 02/12 a 21/12

Você pretende ir na Mostra CasaCor? Conte para nós quais são suas expectativas para o evento!

Para conhecer as outras publicações que preparamos no nosso blog clique aqui.
 

 

Comentários Facebook