Background Image

MULHERES NA ARQUITETURA

admin 17/10/2019

Um assunto que gera grande polêmica é a inclusão e acesso das mulheres ao mercado de trabalho de forma igualitária. A reflexão que queremos trazer em pauta, trata das profissionais que são protagonistas da própria história, além de duas mulheres que fizeram a diferença na arquitetura.

pensativa-e-feliz.png

Há questões que devem ser mencionadas como problemas raciais e socioeconômicos, que apesar da sua complexidade, apresentam dados ainda piores quando comparados com grupos dominantes na classe de privilegiados.
O trabalho para inserir a mulher no mercado e reafirmação do papel da mulher no campo profissional é constante e diário.

sombra.png

Em 2013, o AIA (American Institue of Architects) revelou que apenas 17% dos escritórios de arquitetura nos Estados Unidos eram dirigidos por mulheres. Você imaginava?! No Reino Unido, as mulheres recebem salários 25% menores em comparação aos homens que ocupam funções similares.

NOS DIAS ATUAIS

Segundo o último censo produzido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), dos profissionais analisados com faixa etária até 40 anos, cerca de 61% eram mulheres, e os 39% restantes homens. Analisando a longo prazo, o quadro de dados é invertido: a partir de 61 anos, 71% é representado por homens e 29% mulheres, o que pode indicar quem tem maiores chances de estabilidade e longevidade na carreira no grupo.

mao.png

TALENTOS QUE MERECEM DESTAQUE

Confira breve história e projetos encantadores de profissionais arquitetas para se inspirar!

LINA BO BARDI

Nascida na Itália e naturalizada anos depois, desenvolveu obras únicas e incríveis no Brasil. Certamente você já ouviu falar da profissional, ou até mesmo visitou alguns dos ambientes projetados por ela. Vamos checar?

MASP 
 

Lina1.png

SESC Pompéia
 

Lina2.png

Casa de Vidro
 

Lina3.png

 

ZAHA HADID

A arquiteta foi a primeira mulher a conquistar o prêmio de arquitetura Pritzker, na história! Para saber do que se trata esse reconhecido prêmio, clique aqui. Além disso, a sua primeira graduação foi em matemática e depois completou sua formação em Londres. Confira alguns projetos realizados:


The Dominion Office Tower 
 

zaha1.png

Centro Aquático de Londres
 

zaha2.png

Centro Rosenthal de Arte Contemporânea
 

zaha3.png

Você tem alguma profissional que é a sua inspiração? Conte pra gente nos comentários.

Para conhecer as outras publicações que preparamos no nosso blog clique aqui.
 

Comentários Facebook