Background Image

Mulheres que Inspiram!

admin 06/03/2020

Nosso blog de hoje é especialmente para enaltecer grandes mulheres que foram e capazes de revolucionar mesmo diante de adversidades, preconceitos e hoje são grandes nomes na história da arquitetura e da construção civil! Confira a história de 4 mulheres incríveis e suas grandes obras.  

 
Lina Bo Bardi – Arquitetura

Lina Bo Bardi foi uma arquiteta ítalo-brasileira muito importante para expressividade da arquitetura nacional!  

Em 1950 fundou a revista Habitat e no ano seguinte projetou sua própria residência, a famosa Casa de Vidro localizada no bairro Morumbi, em São Paulo. Lina também tem outros sucessos em seu portfólio como o museu MASP e o Edíficio Sesc Pompéia.  

img (1).jpg

 

Janes Jacobs – Urbanismo

A urbanista mais influente de todos os tempos foi uma figura importante para não permitir que vários bairros de Nova York fossem destruídos devido a modernização da cidade a partir dos anos 50.  

Em 1956 Jane Jacobs ganhou uma bolsa da Fundação Rockfeller e a partir daí escreveu seu primeiro livro, “Morte e Vida de Grandes Cidades” (The Death and Life of Great American Cities), publicado em 1961, um divisor de águas no urbanismo, tanto que possui influência até hoje. 

img2 (1).jpg

 

Enedina Marques - Construção Cívil

Enedina Alves Marques foi pioneira! A engenheira foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia civil no Brasil e também foi a primeira profissional desse setor na região Sul do Brasil!  

E não para por aí, Enedina que também foi professora, atuou no levantamento topográfico e na construção da Usina Capivari-Cachoeira (Usina Parigot de Souza) e colaborou na construção de pontes e no levantamento de rios. Além disso melhorou o aproveitamento hídrico das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu e trabalhou no Plano Hidrelétrico do Paraná. 

img3 (1).jpg

 

Zaha Hadid – Arquitetura
  

A arquiteta Zaha Hadid de origem iraquiana é referência na arquitetura moderna. Por conta de seu design não linear, acompanhado de curvas, formas e perspectivas baseadas em movimentos da natureza, foi reconhecida mundialmente por desenvolver projetos de alto nível de complexidade como o Guangzhou Opera House e o Centro Aquático de Londres. 

 Em 2004 se tornou a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura, a maior referência internacional de premiação do meio. Não temos palavras para dizer o quanto Zaha Hadid foi e é uma inspiração! 

img4 (1).jpg

 

Não faltou inspiração nessa matéria né? Você conhece alguma mulher dessas áreas que fez ou faz diferença até hoje? Deixe em nossos comentários! 

 

 

Comentários Facebook