Background Image

PERFIL DE ARQUITETOS NO BRASIL

admin 21/11/2019

Recentemente o Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) realizou uma parceria com o Instituto Datafolha para realizar uma pesquisa inédita com o tema: "O perfil profissional dos arquitetos e urbanistas do Brasil". Ficou interessado(a) pelo assunto? Confira o material que preparamos no blog!
 

dados.jpg

 

DADOS ESTATÍSTICOS

A iniciativa da pesquisa contou com a participação de 1.500 arquitetos e urbanistas e 500 empresas do ramo, escolhidas de acordo com a distribuição etária e geográfica da base total de registros do CAU.
Após os dados obtidos e apurados, chegou-se a conclusão de que no Brasil a média de idade dos arquitetos e urbanistas é de 38 anos. A predominância é feminina, sendo 64% mulheres; e a atuação como profissionais liberais ou autônomos representa 55% do total. A pesquisa também concluiu que 66% dos profissionais atuam nas capitais e regiões metropolitanas; e 24% trabalham em outras áreas além de Arquitetura.


ATIVIDADES REALIZADAS

arquitetos.jpg

Você sabe quais são as principais atividades realizadas? Vamos explorar!

- Projetos de Arquitetura - 87% atuaram na área nos últimos dois anos
- Arquitetura de Interiores - 68%
- Execução de Obras - 64%
Outras atividades:
- Projetos Complementares - 49%
- Gestão e Consultoria - 30%
- Paisagismo - 28%
- Serviço Público - 23%

GERAÇÃO DE RENDA

financeiro.jpg

Chegou o momento de falar sobre um tema bem interessante - agora vamos abordar sobre os resultados de renda e orçamentos dos profissionais entrevistados.

grafico.jpg

Portanto, 50% fatura mais de 5 salários mínimos; 20% recebem 3-5 anos salários mínimos; 22% menos que 3 salários mínimos e 8% não responderam.

Outro item que entrou na pesquisa, foi o grau de satisfação dos profissionais, onde 37% afirmaram estar “satisfeitos" ou "muito satisfeitos”, enquanto 34% afirmaram estar “mais ou menos satisfeitos”, 13% "insatisfeitos” e 15% “muito insatisfeitos”.



Você já teve acesso com os dados dessa pesquisa antes? Conte para nós qual a sua opinião nos comentários abaixo.

Para entender um pouco mais da questão sobre a inclusão das mulheres no ramo de atuação, confira a postagem que preparamos clicando aqui.

Se deseja conhecer as outras publicações que preparamos no nosso blog clique aqui.
 

Comentários Facebook