Background Image

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

admin 17/01/2020

As vezes uma pergunta pode parecer óbvia, mas nem todos conhecem a resposta. O tema hoje no blog envolve um questionamento se você, leitor (a), sabe a diferença entre as áreas de atuação dos profissionais de arquitetura, designer de interiores e decorador. Confira o que preparamos já!
 

ARQUITETO

Para se tornar um arquiteto, os interessados precisam ingressar os estudos no curso superior de arquitetura e urbanismo. Ao atuar, o profissional estará ligado diretamente ao processo das obras residenciais, comerciais, entre outras - uma atuação bem diversificada. 
Com o objetivo principal de organizar as áreas internas e oferecer conforto para os clientes, os profissionais são responsáveis pelo planejamento e execução de projetos das edificações. Conheça algumas áreas de atuação:

PAISAGISMO

Essa área é voltada para a criação de projetos, revitalização e gestão dos espaços. O profissional pode atuar em órgãos públicos e até mesmo de forma autônoma.

VIDEOGAME

Os estúdios que produzem os jogos de videogames necessitam de profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento de obras arquitetônicas nos jogos. Muito interessante, não é mesmo?

ADMINISTRAÇÃO DA OBRA

Quando o profissional opta por essa atuação, é necessário que a segurança e o cumprimento das especificações técnicas sejam garantidas. Portanto, conhecer todos os detalhes do projeto e manter-se atualizado é fundamental para bons resultado.

BIM

Um dos programas para ajudar os profissionais a projetarem de forma eficiente e com ótimos resultados é a ferramenta BIM (Building Information Modeling). Portanto, existem cursos que servem para a especialização do arquiteto resultando em maiores detalhamentos nos projetos.

ACADÊMICA

Atuar como professor ou pesquisador é uma possibilidade para muitos profissionais que amam compartilhar conhecimento. Quem deseja aprofundar seus conhecimentos e ainda sim contribuir para o desenvolvimento de novos profissionais, certamente é a área ideal.

img-corpo_7.jpg

DESIGNER DE INTERIORES

Vamos abordar agora sobre a atuação dos profissionais designer de interiores: diferentemente dos arquitetos, a exigência é que a capacitação seja realizada através de um curso técnico para que tenha uma preparação tanto em áreas residenciais e comerciais. Os segmentos que os profissionais formados podem atuar são: Moda, Set Design, Produtos, Educação, Ambientes residenciais e comerciais.

img-corpo2_6.jpg

DECORADOR

Diferentemente das outras profissões, não existe uma exigência profissional para que o Decorador esteja apto para atuar. É comum que os atuantes nesse segmento tenham adquiro o conhecimento através de estudos por conta própria ou através de treinamentos.

Suas dúvidas foram esclarecidas quanto a diferença de cada profissão? Gostaria de compartilhar conosco sua história de atuação na profissão? Amamos receber comentários! 

Para conhecer as outras publicações que preparamos no nosso blog clique aqui.

Comentários Facebook