Background Image

Saiba tudo sobre o Prêmio Pritzker

admin 18/03/2019

O post hoje é sobre o prêmio de maior reconhecimento para um arquiteto na V-I-D-A! Estamos falando do Prêmio Pritzker,  também conhecido como o “Nobel da Arquitetura", que ocorre uma vez por ano nos Estados Unidos, e sem dúvidas a concorrência para esse ano foi muito acirrada. Vamos conhecer a história:

No ano de 1979, foi lançado a primeira edição, desde então mais de 35 premiações foram entregues reconhecendo vencedores de vários lugares do mundo.

O prêmio é concedido somente para profissionais vivos, homenageando e reconhecendo por uma obra em específico, excluindo os estúdios pelo qual trabalham. A intenção é realmente valorizar o perfil profissional por desenvolverem uma obra de grande relevância para a história.


Podemos contar com duas vitórias por profissionais brasileiros:

museu.png

O primeiro em 1988, onde o renomado arquiteto Oscar Niemeyer foi prestigiado pelo projeto do Museu de Arte Contemporânea, que está localizado no Rio de Janeiro, e é considerado um dos maiores acervos da arte contemporânea até os dias atuais, além de ser um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa.

paulo.png


A 28ª edição, no ano de 2006, premiou como vencedor o arquiteto urbanista Paulo Mendes da Rocha pelo projeto do Clube do Atlético Paulistano, localizado no Jardim Paulista em São Paulo.
O conceito do prêmio foi desenvolvido pelo arquiteto Marcos Vitrúvio Polião, e determina o projeto vencedor tomando como princípios: a utilidade, a beleza e a solidez. Portanto, o prêmio leva em consideração esses três princípios como um fator determinante para estimular e incentivar a consciência pública e inspirar criatividade aos profissionais de arquitetura.
                

arata.jpg

               
No ano de 2019, o vencedor foi o experiente arquiteto Arata Isozaki, que atua na área de arquitetura há cerca de 60 anos com mais de 100 obras já concluídas. Incrível! 
Segundo o júri da premiação: “A obra de Isozaki foi descrita como heterogênea e abrange descrições de vernacular a alta tecnologia” - e afirmou também "O que é claro é que não vem seguindo tendências, mas forjando seu próprio caminho."

Se você deseja conhecer com mais detalhes sobre os nossos produtos não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de tudo sobre texturizados clicando aqui!

Comentários Facebook