hide informationshow information

Projeto 01 - Living Zamá

  • Completion
    2019
  • Project Category
  • Architects
    Marcelo Rocha, Rodrigo Rodrigues

Living Zamá

Marcelo Rocha e Rodrigo Rodrigues

Living Zamá

Conceito Criativo

O projeto “Living Zamá” foi inspirado no antigo nome da cidade de Tulum, e ainda sendo uma praia paradisíaca na costa caribenha, a sudeste do México.

Conectados com o tema da mostra, o ponto de partida para a criação do projeto foi a utilização dos elementos que simbolizam o mar: água, areia, pedras e texturas naturais. Tons sóbrios como cinza e os terrosos dão o tom de refinamento. Na contramão do clima rústico, recriamos um espaço com requinte, que pode estar também inserido em um ambiente urbano.

Living Zamá

Mobiliário

As texturas naturais como a palha, estão presentes nos acabamentos do mobiliário, com tramas naturais e diferentes texturas no Sofá Gomos da Suíte Design para Líder Interiores e a Poltrona Soleta da Plataforma 4 (lançada este ano e premiada nacional e internacionalmente) também para a Líder Interiores.

No mobiliário, além de pecas assinadas, os profissionais desenharam as peças autorais, como o BAR Acapulco e a Mesa Isla, ambas em mármore com acabamento polido. A mesa orgânica quebra as linhas retas do espaço e remete a sutileza das ondas do mar, enquanto o Bar Acapulco traz o clima tropical e festeiro do México.

prj1-foto4a.jpg

A cadeira “SAL” da Plataforma 4, lançamento deste ano traz uma leitura diferenciada nos acabamentos, mostrando que o rústico e o urbano podem trabalhar juntos. As poltronas e cortina, todos em tons crus que se valorizam mutuamente (a exemplo dos tecidos; cortinas de linhão com desenho criado pelo escritório Rocha e Rodrigues exclusivo para a mostra e persianas de bambu). Outro exemplo da utilização das texturas, é a marcenaria, criada especialmente para o projeto, que percorre o ambiente de ponta a ponta valorizando o ambiente e reforçando o uso da madeira ou ainda como plano de fundo para a valorização das peças de produção e do mobiliário em si.

prj1-foto5a.jpg

Explorando o Ambiente

A parede ao fundo da sala de estar é um dos pontos focais mais importantes do projeto. Feita de pedra cimentícia portuguesa com design da “A Cimenteira do Louro”, a instalação se inspira nas muralhas de Tulum e terá uma queda d'água, transmitindo assim o som calmo da natureza e trazendo ao visitante a sensação do mar. A areia por sua vez, estará presente percorrendo o espaço como um todo, mas de maneira sutil, sendo coroada por uma frondosa árvore inserida no espaço. O piso com paginação diferenciada e criada para a mostra é da Biancogres. Na produção, o branco irá predominar de forma a trazer leveza para o ambiente, valorizando a madeira e os outros elementos naturais, dos vasos de plantas e de folhagens.

prj1-foto6a.jpg

Aplicação do vidro texturizado

Como o ambiente não está virado para o mar, a utilização da fachada principal toda em vidro tornou o material como elemento surpresa para o ambiente.

O vidro texturizado tem um efeito lindo para o lado externo e efeito opaco para o interno. Tudo que precisávamos para criar curiosidade e expectativa ao visitante. Desta forma, somente ao entrar o visitante consegue perceber o todo.

Durante o dia, a luz natural entra no ambiente de forma filtrada até o entardecer, criando jogos de luz e sombra através da cortina de fibra de bananeira customizada especialmente para o nosso ambiente e a noite o jardim que está na área externa vira um elemento verde iluminado que favorece a opacidade do vidro

Além disso, a escolha de folhas grandes com dimensões maiores que 1,0 metro mostram que também é possível fazer grandes painéis e portas deslizantes com vidro texturizados.

 

Informações técnicas

Fotógrafos: Lucas Assis e Marcelo Negromonte
Escritório: Rocha e Rodrigues
Site: www.rochaerodriguesarquitetos.com [em construção]
Vidro utilizado: Master-Soft
Aplicação: Fachada
Beneficiamento: Temperado
Ficha técnica do vidro: download