hide informationshow information

Projeto 05 - Mário Figueiredo

  • Completion
    2019
  • Architects
    Mário Figueiredo

Loft Tulum

Mário Figueiredo

prj5-Foto1.JPG

Conceito Criativo

O loft foi desenvolvido com ambientes que não criem barreiras visuais entre si, utilizando as camadas visuais translúcidas, quase transparentes, mas sem ser óbvio ao primeiro olhar do visitante, que se permita revelar aos poucos, de forma sensual e sem limites muito rígidos, fluido como o mar que enquadra o espaço ao fundo.

prj5-Foto3.JPG

Inspiração

Segundo o profissional, o mar nos coloca frente à uma imensidão que torna nossos problemas pequenos. Portanto, “a fluidez nos espaços, o azul e o verde, a tela de Chris Grigoletto no espaço de relaxamento reflete a matiz de cores do mar...é meu mar particular pendurado” afirma o arquiteto.

prj5-Foto4a.jpg

Aplicação do vidro texturizado

O uso do vidro foi pensado desde o primeiro instante, ao abraçarmos o conceito de transparência, e de camadas visuais, em detrimento às barreiras convencionais como paredes e divisórias de gesso ou MDF. O uso do vidro texturizado na fachada deu ao ambiente a luminosidade necessária e a privacidade que fez com que cada ambiente mantivesse a sua proposta estética sem interferir no seu vizinho.

prj5-Foto5a.jpg

O material separa sem segregar, ele une sem misturar e reduz sensivelmente o impacto da edificação, permite ainda que a luz interna dos ambientes também ilumine as áreas comuns externas à noite, período de maior visitação, racionalizando o uso da energia elétrica, e criando uma atmosfera bastante convidativa ao jardim e às passarelas.

Informações técnicas

Fotógrafos: Lucas Assis e Marcelo Negromonte
Escritório: Mário Figueiredo Arquiteto
Vidro utilizado: Master-Soft
Aplicação: Porta e Fachada
Beneficiamento: Temperado
Ficha técnica do vidro: download