hide informationshow information

Projeto 07 - Mila Liberato

  • Completion
    2019
  • Architects
    Mila Liberato

Refúgio Trancoso

Mila Liberato

Foto1a.jpg

Foto2a.jpg

Conceito Criativo

Com recantos bucólicos contrastando com muita badalação, a praia de Trancoso foi a maior inspiração para a profissional Mila Liberato. Os visitantes poderão conferir uma suíte de casal equipada com sala de banho e closet integrado, homenageando a cantora Elba Ramalho, que é considerada uma importante cidadã do famoso balneário no sul da Bahia.

Foto3a.jpg

Persona ideal

Alinhando a tecnologia às matérias e técnicas artesanais, a ampla suíte de casal equipada com sala de banho e closet integrado, é perfeita para atender com muito conforto os frequentadores de um sofisticado resort como também um exigente cliente particular. O uso de artefatos e técnicas manuais conceituam o ambiente, do revestimento de paredes, cabeceira da cama, almofadas ao macramês e objetos. É o artesanal em harmonia com o que há de moderno e tecnológico no mercado do design e na fabricação de produtos.

Foto4a.jpg

Inspiração e Decoração

A decoração dos ambientes tem assinatura de Geo Rocha, que, através de pesquisa junto a arquiteta, garimpou peças modernas, regionalistas e antigas. No quarto, a homenagem a Elba Ramalho está na estante com peças que remetem a sua religiosidade, como santos dos séculos XVIII e XIX, e objetos que lembram a sua cultura. Uma das referências a Trancoso está nos quadros com belas imagens de sua linda igreja e da Praia do Espelho. Entre as peças garimpadas para a decoração, destaque o bowl com quatro carrancas, assinadas por Ana das Carrancas, dispostas em cima da mesa do café da manhã; dois Leões alados franceses ladeando a cama; e, na cabeceira, o livro original Tieta do Agreste, de Jorge Amado. Os móveis assinados completam de forma harmônica os dois ambientes do Refúgio Trancoso. No quarto, a mesa Duomo, de Jader Almeida, ganha a companhia das cadeiras Iaiá, de Gustavo Bittencourt. Neste espaço, Mila reforçou o seu conceito de conforto com a mesa lateral Niva, de Ronald Sasson, a chaise Bétula, de Hermes Costa, o banco Trança, do Studio Lazz, além da iluminação com a peça Memory e os pendentes Nutt, ambos de Jader Almeida. O closet, desenvolvido em parceria com a Coletânea, recebeu as criações da estilista Jeanne Gubert e o espelho Basel, também assinado pelo designer Jader Almeida. No espaço junto a caixa de banho, Mila trouxe mais conforto com a Poltrona Tela, de Guilherme Wentz.

Foto5a.jpg

Aplicação do vidro texturizado

“As texturas foram as principais referências na concepção deste projeto. No macramê que envolve o box, resultados de uma pesquisa criteriosa para conseguir uma textura singular, e na textura feita com uso da técnica com bambu, executada pela Arquitectura Mixta. Trata-se de uma empresa baseada no conceito da bioarquitetura, comprometida com o meio ambiente e na aplicação de técnicas tradicionais na construção, aproveitando ao máximo sua versatilidade inovando com suas formas” – Afirma a profissional Mila Liberato.

Foto6a.jpg

Desta forma, Mila buscou a valorizar a arquitetura artesanal, reforçando sua inclinação pela sustentabilidade, equilibrando a sua utilização com materiais sofisticados como vidro texturizado Master Soft da Saint Gobain Glass, o aço e o porcelanato polido Ouro Bianco da Portobello.

Foto7a.jpg

Conheça mais sobre o projeto

O ponto de partida do projeto se dá pela área de banho, momento de relaxamento do cotidiano. A ideia foi protagonizar Caixa de Banho na posição central do projeto, distribuindo ao seu redor o sanitário, lavatórios e o closet, que é completamente integrado. A atmosfera bucólica vem do jardim de inverno, incorporado neste espaço com plantas que remetem a vegetação tropical nativa. O dormitório foi projetado em outro recinto para manter a privacidade. Do mar, a arquiteta traz a água corrente e refrescante, caindo pelas duchas da Kohler na sala de banho e retornando pelo revestimento permeável, o Ecopav da Pavimenti, de forma cíclica. Este clima aquático se reforça com o vidro texturizado e translúcido, que faz alusão as águas profundas e misteriosas do mar.

Informações técnicas

Fotógrafos: Lucas Assis e Marcelo Negromonte
Escritório: Mila Liberato Arquitetura
Vidro utilizado: Master-Soft
Aplicação: Box, Porta e Fachada
Beneficiamento: Temperado
Ficha técnica do vidro: download