hide informationshow information

Projeto 20 - Rebeca Brasileiro

Espaço de Eventos

Rebeca Brasileiro

Conceito Criativo

Com o conceito da Mostra e pela especificidade que possui um espaço de eventos, a profissional Rebeca focou nos aspectos mais irreverentes do mar e do ato de amar: fluidez, dinamismo, vivacidade, pulsação. Dessa forma, desenvolveu um projeto em que os elementos arquitetônicos trouxessem direta ou indiretamente essas sensações, e que o espaço em si fosse plenamente usado pelo público.

A maior inspiração veio a partir do conceito belíssimo da Mostra, que traz no jogo da palavra A(mar) dois elementos plenos, que possuem uma dimensão incrível, que é a dimensão do imenso, do infinito; e a partir do local onde a mostra está, a Bahia Marina.

A partir deles, as diretrizes de volumetria, tipologia, projeto arquitetônico e acabamentos foram direcionados objetivando o bem-estar dos mais variados tipos de usuários que aproveitarão o espaço em momentos festivos.

Explorando o ambiente

O Espaço para Eventos é uma área de celebração, de uso temporário e coletivo, onde muitas pessoas de perfis diferentes confraternizam. Para isso, ele foi pensado para atender à diferentes expectativas e necessidades. O espaço para o público em geral entre as palmeiras recebe os espectadores das apresentações musicais e dos que preferem os encontros descontraídos; o balcão do bar atende àqueles que preferem um ambiente para conversas a dois, e dos que gostam de acompanhar as criações dos bartenders mas não querem perder a música; e o lounge, por fim, proporciona um espaço de descanso e contemplação à beira mar, com música em segundo plano e maior privacidade.

A decisão de manter a sua maior parte descoberta foi importante para garantir a amplitude do local, e a presença dos coqueiros e dendezeiros ajudam a criar um cenário que resgata lembranças e trazem conforto à beira mar. As áreas cobertas do bar e sanitários, por sua vez, são regidas pela ludicidade através de cores e texturas, também tão presentes em ambientes de mar.

Aplicação do vidro texturizado

No grande painel iluminado do bar, o fundo azul e o vidro texturizado que simula o movimento de marolas trazem esse signo da água profunda, enquanto as luminárias de papelão de diferentes formatos pendem do teto, como se flutuando na sua frente, e remetendo a corais. Na frente do bar, o backlight fecha o conjunto com bastante luz das águas rasas.

Os coqueiros e as palmeiras criam uma atmosfera litorânea descontraída, que se estende até a área do lounge, um refúgio de conforto na borda do mar.

Informações técnicas

Fotógrafo: Lucas Assis
Vidro utilizado: Rideau
Aplicação: Parede do Bar
Beneficiamento: N/A
Ficha técnica do vidro: download